Com o objetivo de fortalecer o atendimento em saúde mental na rede municipal, a Secretaria de Saúde de Sumaré promoveu nesta semana uma capacitação voltada à atualização dos fluxos de atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (C-TEA) e do Ambulatório de Saúde Mental.
A formação foi dividida em duas turmas, realizadas na quarta (16) e quinta-feira (17), às 13h, na Sala de Conferência do Centro Administrativo de Nova Veneza, e contou com a presença de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), além de equipes dos serviços de urgência e emergência do município.
Durante a capacitação, foram apresentados os fluxogramas atualizados dos serviços municipais de saúde mental, com foco em promover um atendimento mais humanizado, eficiente e integrado às necessidades da população.
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico da qualificação contínua. “A capacitação dos profissionais é essencial para garantir que os usuários da nossa rede sejam acolhidos com empatia, responsabilidade e, principalmente, com um cuidado integral. Estamos trabalhando para que todos os serviços estejam alinhados e preparados para oferecer o melhor suporte em saúde mental”, afirmou.
Rede de Saúde Mental
Sumaré conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o Ambulatório de Saúde Mental, que atuam de forma integrada para oferecer o melhor cuidado à população. São eles:
•CAPS Orquídea: Rua Pedro Zacarchenko, nº 350, Jardim Planalto do Sol
•CAPS Infanto-Juvenil: Rua Luís José Duarte, nº 785, Centro
•CAPS AD – Álcool e Drogas: Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II
•Ambulatório de Saúde Mental: Rua Leonor Miranda Biancalana, nº 108, Jardim Bela Vista
Os serviços funcionam em parceria com as Unidades de Saúde, por meio de encaminhamentos e matriciamentos.

Cristãos evangelizam em loja do McDonald’s e jovens são batizadas com Espírito Santo
O evangelismo ocorreu nos EUA, onde as jovens foram tocadas pela presença de Deus. Um grupo de cristãos viralizou nas redes sociais após realizar um evangelismo em uma unidade do McDonald’s nos Estados Unidos. Jovens relataram ter testemunhado o poder de Deus no local e afirmaram que houve um avivamento. No