O evento reuniu profissionais da rede de Saúde Bucal do município.
Como parte das comemorações ao Dia Nacional da Saúde Bucal, celebrado em 25 de outubro, a Secretaria de Saúde de Sumaré promoveu, nesta quinta-feira (30), uma atualização em Odontologia de Mínima Intervenção (ART), um dos indicadores monitorados pelo Ministério da Saúde. O evento reuniu profissionais da rede de Saúde Bucal do município e foi conduzido pela professora e representante da empresa 3M/Solventum, Laura Machado.
De acordo com a dentista e apoiadora da Saúde Bucal, Cristina Slateff Baldini, o curso foi uma oportunidade valiosa para troca de conhecimentos e experiências. “Foi um momento muito gratificante. Os profissionais puderam aprimorar seus conhecimentos e fortalecer ainda mais o trabalho em equipe”, ressaltou.
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, parabenizou os dentistas pelo trabalho e dedicação à população e destacou a importância das capacitações. “As capacitações são essenciais para que nossos profissionais possam estar sempre atualizados e oferecer o melhor cuidado à nossa comunidade”, afirmou Rafael.
No mês de outubro, as equipes de Saúde Bucal participaram de mais capacitações e treinamentos. Na semana passada, a Secretaria de Saúde promoveu uma atualização sobre restaurações em resinas, com a professora da Faculdade de Odontologia da Anhanguera de Campinas, Larissa Marcelino.
Já no dia 6 de outubro, foi apresentado o projeto “1000 Dias de Ouro” para as equipes que atuam nos consultórios odontológicos da rede municipal. Com a implantação deste projeto, os bebês de até 24 meses também passam a ser acompanhados pela equipe de Saúde Bucal, ampliando o cuidado desde os primeiros dias de vida. O projeto reforça o compromisso do município em colocar as crianças como prioridade nos serviços de saúde, com ações de promoção, prevenção e proteção à saúde, incluindo a atenção especial à saúde bucal.
Rede de Saúde Bucal
Sumaré se destaca como referência em atendimento odontológico na região, com consultórios odontológicos em todas as Unidades de Saúde, incluindo nas unidades de urgência e emergência. Isso garante que a população tenha acesso a serviços odontológicos de qualidade. Além disso, as equipes de saúde bucal realizam ações preventivas nas escolas, ensinando as crianças sobre a importância da escovação, uso do fio dental e cuidados com a saúde bucal. Essas ações transformam as crianças em multiplicadoras das boas práticas de higiene oral.
Outro ponto importante é o trabalho desenvolvido no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que oferece atendimentos especializados e reforça a rede municipal de atenção à saúde bucal.


