Degelo da Antártica muda o habitat das orcas; população cai 5% ao ano

Portal Espaço Notícias

A rede britânica BBC acompanhou uma expedição de biólogos ao Polo Sul e registrou as estratégias de caça desses animais

Uma notícia preocupante: janeiro foi o mês mais quente já registrado. São 18 meses seguidos com temperaturas recordes, de acordo com cientistas do Observatório Europeu.

Outro alerta da semana veio por imagens de satélite. O A-23a é o maior iceberg do mundo e fica na Antártica. Ele está se deslocando de forma cada vez mais acelerada, indo em direção a uma ilha conhecida pela população de pinguins.

O degelo da Antártica também tem preocupado cientistas que monitoram as orcas. A rede britânica BBC acompanhou uma expedição de biólogos ao Polo Sul e registrou – em vários ângulos – as estratégias de caça desses animais super inteligentes.

As orcas estão entre os predadores mais bem sucedidos do mundo. Apesar de serem geralmente chamadas de baleias, as orcas são golfinhos e têm estratégias elaboradas de comunicação e trabalho em equipe.

Na Antártica, as orcas aprenderam a dominar o gelo para caçar. Atentos às mudanças climáticas, os cientistas têm monitorado esse habitat de perto.

Há 20 anos, Leigh Hickmott vem estudando os animais marinhos desta região.

“Nesta área vivem certa de 100 indivíduos, mas essa população tem caído 5% ao ano”, afirma o pesquisador.

Orcas vivem em um sistema matriarcal. Filhos e netos passam a vida toda próximos da fêmea mais antiga da família. E com ela aprendem onde e como caçar.

Em 2023, o gelo da Antártica esteve em seu menor nível desde que começaram as medições.

Whatsapp image 2026 01 23 at 15.26.29

Sumaré é o 6º maior exportador da Região Metropolitana de Campinas

Sumaré consolida-se como o 6º maior exportador da RMC (Região Metropolitana de Campinas) e, segundo a administração, os números evidenciam a solidez da base industrial local, a elevada capacidade produtiva instalada e a inserção estratégica do município nas cadeias globais de valor. O município de Sumaré mantém posição de destaque

Leia + »

Contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.
Informações de Contato