Grupo da Melhor Idade se prepara para os Jogos da Melhor Idade; seletiva escolheu os 12 dançarinos que defenderão o município
A Secretaria de Inclusão Social de Sumaré realizou, na manhã desta sexta-feira (7), a seletiva da coreografia que representará o município na edição de 2025 dos Jogos da Melhor Idade (JOMI). O evento reuniu jurados e participantes para definir os 12 dançarinos e dançarinas que defenderão a cidade na competição estadual.
A mesa de jurados contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Débora Mikaelle, da secretária de Inclusão Social, Noemi Stein Sciascio, da secretária de Cultura, Cecília Sousa Teixeira (Cissa), além dos coreógrafos e professores Renato Kender e Henrique Rick. A seleção levou em consideração critérios como ritmo, sincronismo, elegância e expressão corporal dos participantes.
Os dançarinos escolhidos para representar Sumaré no JOMI 2025 foram Célia Aparecida Laurindo Ros, Cilene Rosa Polito, Clarice Bastos Carneiro de Miranda, Eva Medina, Evanilde Sales da Silva, Gabriel do Carmo de Almeida, Geny Ribeiro dos Santos, Inês Bueno Fermiano, Letícia Alencar Carvalho, Marina Emília de Souza, Neusa Maria dos Santos e Orlando Francisco Isidoro.
A secretária Noemi Sciascio comemorou o sucesso da seletiva: “Foi uma seleção muito bem organizada, e nossos representantes estão de parabéns”. A primeira-dama Débora Mikaelle destacou a importância do evento para a socialização e bem-estar dos idosos: “Nosso objetivo é proporcionar lazer e atividades físicas para a Melhor Idade”. Já Cissa reforçou a confiança na equipe: “Sumaré estará muito bem representada no JOMI”.
Apoio e incentivo
A seletiva faz parte do Programa de Atendimento à Pessoa Idosa, uma iniciativa da Secretaria de Inclusão Social em parceria com o Fundo Social, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Instituto Bem Querer. Atualmente, o programa atende 980 idosos com atividades como hidroginástica, grupos de interação e oficinas diversas.
Sobre o JOMI
Os Jogos da Melhor Idade são promovidos pela Secretaria de Estado de Esportes e a Secretaria de Desenvolvimento Social, com o objetivo de estimular a prática esportiva entre os idosos, promover saúde, bem-estar e fortalecer o convívio social.
Sumaré participará na Categoria “B” – Livre, para competidores a partir de 60 anos, sendo obrigatória a inclusão de ao menos três integrantes com mais de 70 anos. A equipe será composta por até 12 dançarinos, avaliados nos critérios de ritmo, postura e expressão corporal.
A competição será dividida em três fases: seleção de dois representantes masculinos, escolha de duas mulheres com mais de 70 anos e, por fim, seleção de oito participantes entre mulheres com mais de 60 anos e os homens e mulheres de 70 anos que não passaram na primeira etapa.
Com a equipe formada, os representantes de Sumaré seguirão com treinamentos intensivos para garantir uma boa apresentação no JOMI 2025.
Fonte: Prefeitura de Sumaré / Edição: Douglas Melo