O vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho) representou o prefeito de Nova Odessa, Cláudio Schooder (o Leitinho) nesta sexta-feira (28/03/2025) na cerimônia de assunção do coronel Cleotheos Sabino de Souza Filho como o novo comandante do CPI-9 (Comando de Policiamento do Interior de Piracicaba), responsável pelas ações de policiamento ostensivo preventivo em 52 cidades da macrorregião, incluindo Nova Odessa e outras da RA (Região Administrativa de Campinas).
Mineirinho estava acompanhado pelo secretário municipal de Segurança de Nova Odessa, o também coronel PM Carlos Fanti, e do adjunto Silvio “Cabo” Natal. A cerimônia aconteceu no Engenho Central de Piracicaba e reuniu cerca de 800 pessoas, entre autoridades, lideranças da sociedade civil, oficiais e policiais de toda a região.
“Além de décadas de serviços prestados à essa grande corporação, o coronel Sabino tem grande conhecimento da área de abrangência do CPI-9, onde atua há quase 15 anos. É com certeza um ganho para nossa Segurança Pública termos um profissional como ele à frente da nossa Polícia Militar, com quem a Prefeitura de Nova Odessa tem uma forte parceria desde 2021”, comentou Mineirinho.
“Em poucos dias de comando, o coronel Sabino já mostrou a que veio: houve uma queda imediata nos indicadores criminais e no aumento da produtividade da PM na nossa regional. É um profissional com grande conhecimento na área e que atua com foco no que vai trazer resultados, com a diminuição dos crimes e aumento da sensação de segurança”, elogiou Fanti.
Sabino iniciou a carreira na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 1993, e havia assumido efetivamente o comando do CPI-9 no início de fevereiro. Com uma trajetória de mais de 30 anos na Polícia Militar do Estado de São Paulo, destacou-se ao longo de sua carreira tanto em operações estratégicas quanto na qualificação profissional de policiais. Foi declarado Aspirante a Oficial em 1996 e chegou ao posto de Coronel PM em março de 2024.
“A prioridade é manter os indicadores criminais controlados e, sempre que possível, reduzi-los. A Polícia Militar hoje é muito mais do que colocar viaturas na rua. Ela atua de acordo com os indicadores locais de maior incidência. Hoje a gente tem, estatisticamente falando, que a maioria dos crimes acontecem em 20% dos lugares. Então, é atacar essas áreas nevrálgicas primeiro e depois ampliar esse espectro para outras regiões. São 52 municípios na nossa área que têm bastante trabalho”, afirmou o novo comandante à EPTV Campinas.