Prefeitura de Nova Odessa desenvolve plano de ação para qualificar atendimento a cidadãos em situação de rua

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Por determinação do prefeito Cláudio Schooder (o Leitinho) e do vice-prefeito Alessandro Miranda (o Mineirinho), um grupo de trabalho envolvendo diversas áreas da Prefeitura de Nova Odessa vem desenvolvendo ao longo das últimas semanas um plano de ação imediata para atuar junto à população em situação de rua. O assunto é tema semanal de reuniões dos secretários municipais.

A prioridade determinada pelo prefeito é “atender e preservar a vida dessas pessoas”, sempre dentro da legalidade e dos protocolos existentes. “São seres humanos como nós, cidadãos com direitos e deveres, que merecem atenção, acolhimento e apoio do Poder Público”, lembrou Leitinho.

O trabalho foi tema de uma audiência na Câmara de Vereadores da cidade na sessão da última segunda-feira (05/05/2025). Participaram representantes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Social e de Segurança.

Levantamentos dos órgãos municipais estimam a existência de 15 a 20 cidadãos de Nova Odessa neste modo de vida provisório, mais um número variável de transeuntes – pessoas sem moradia fixa que passam eventualmente pela cidade quando se deslocam pela região, às vezes permanecendo por alguns dias.

Segundo a equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), o número de cidadãos em situação de rua aumentou em toda a região desde a pandemia, muito em função do desemprego e do rompimento de vínculos familiares. Estima-se que 80% a 90% deles tenham problemas de adição química, principalmente alcoolismo.

AÇÕES

Diante desse perfil, a Prefeitura trabalha em duas frentes, visando sistematizar e qualificar o trabalho de acompanhamento dessa população. A primeira é a criação de um Serviço Especializado de Abordagem Social vinculado ao CREAS, com uma equipe capacitada no atendimento inicial humanizado dos transeuntes.

A equipe seria acionada a partir de informações recebidas de outros órgãos, como a GCM e a Defesa Civil – ou da própria população. O CREAS já conta, inclusive, com uma educadora social que faz esse acompanhamento nos locais onde este público costuma se concentrar. A mesma equipe também poderá realizar a busca ativa por cidadãos em situação de rua, permitindo conhecer o caso detalhado de cada um, sua origem etc.

Uma vez atendidos pelo CREAS, estes cidadãos recebem orientações sobre seus direitos, apoio para obtenção de documentos pessoais e, se necessário, são inscritos no CadÚnico e encaminhados para atendimento na Rede Municipal de Saúde. Tudo isso vai ser mantido e ampliado.

A segunda ação imediata será a busca por parcerias com entidades nas quais estes cidadãos possam tomar banho, se alimentar ao longo dia e receber roupas e agasalhos (exceto pernoitar), como já acontece em municípios próximos como Campinas.

FRENTES FRIAS

Por fim, paralelamente a todo esse trabalho de qualificação no atendimento social, a gestão municipal garantiu a continuada da “Operação Inverno” deflagrada desde 2021. Executada pelo Fundo Social de Solidariedade, Defesa Civil Municipal, GCM (Guarda Civil Municipal), Diretoria de Gestão Social e outros órgãos, a ação visa proteger e evitar mortes por hipotermia durante as frentes frias mais intensas, distribuindo cobertores e agasalhos.

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