A Prefeitura de Sumaré informa que, para combater de forma mais efetiva a dengue no município, foi publicado o Decreto nº 12.492, de 12 de março de 2025, que declara situação de emergência em saúde pública. A medida tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika, e garantir uma resposta rápida e eficiente no atendimento à população.
Com o decreto, a administração municipal está autorizada a adotar medidas emergenciais, incluindo a aquisição de insumos, a contratação temporária de profissionais da saúde e a prorrogação de contratos e convênios administrativos que contribuam para o controle da doença. Serão reforçadas ainda as ações de vigilância epidemiológica e as campanhas de conscientização da população.
A Secretaria Municipal da Saúde realizará a alocação estratégica dos servidores da pasta para atender as necessidades emergenciais, incluindo a intensificação das visitas domiciliares e mutirões de combate às arboviroses.
Além disso, está recomendada a suspensão de férias e folgas dos agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde e demais profissionais envolvidos no enfrentamento da epidemia.
A prefeitura reforça a importância da colaboração de toda a população no combate ao mosquito, eliminando possíveis criadouros em residências e estabelecimentos comerciais. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde.
A gestão municipal segue monitorando a situação epidemiológica e manterá a população informada sobre novas medidas e orientações.
Ações
O combate ao Aedes aegypti é um trabalho permanente na cidade. Equipes do Controle de Arboviroses seguem com ações nas regiões que apresentam mais casos positivos de dengue. Nesta semana os trabalhos estão sendo realizados na região do Maria Antônia.
Desde segunda-feira (10), no Jardim Dall’Orto, os agentes de endemias fazem visitas casa a casa, busca ativa de casos suspeitos e positivos da doença, verificação dos quintais, aplicação de larvicidas (quando necessária), retirada dos materiais inservíveis e entrega da telas milimétricas.
Os moradores contam também com orientações da equipe e panfletagem sobre os sintomas das arboviroses e medidas de controle do mosquito, além dos trabalhos nos pontos estratégicos nas regiões da cidade.
Secretaria de Comunicação

Reforço da vacina meningocócica ACWY aos 12 meses está disponível nas unidades de saúde de Sumaré
A substituição busca ampliar a proteção contra os sorogrupos de meningococos mais prevalentes A Secretaria de Saúde de Sumaré iniciou, na terça-feira (1º), a aplicação da dose de reforço da vacina meningocócica ACWY para crianças aos 12 meses de idade. No esquema anterior, a vacina meningocócica do tipo C era