Seleção não joga bem, mas conquista resultado e diminui pressão sobre Dorival
Foi sofrido e foi apenas nos acréscimos. Mas a vitória, enfim, veio. Jogando diante de 70 mil torcedores no Mané Garrincha na noite desta quinta-feira (20), o Brasil derrotou a Colômbia por 2 a 1, com o gol da vitória sendo marcado por Vini Jr. aos 53 do segundo tempo. Raphinha, de pênalti, e Luis Díaz, marcaram os outros gols. Com o resultado, a Seleção salta para a 2ª colocação nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
Como foi Brasil x Colômbia
Com quatro atacantes, incluindo Raphinha e Vini Jr. dando a impressão logo no início de que estavam em noite inspirada, o Brasil começou sufocando a Colômbia. A dupla se movimentava bastante e com agilidade, e precisou de apenas cinco minutos para abrir o placar. Aos três, Raphinha fez lindo passe em profundidade para Vini Jr; o atacante invadiu a área e foi derrubado por Mojica. Pênalti, que Raphinha bateu rasteiro dois minutos depois, no canto direito, para tirar Vargas da foto e fazer 1 a 0.
O Brasil seguiu jogando leve nos minutos seguintes. Bem aberto pela direita, Rodrygo fazia boas jogadas de fundo — e concluiu uma vez, sem muito perigo —, enquanto Raphinha e Vinicius Júnior se movimentavam entre a meia e o lado esquerdo. Motivo de mistério da escalação ao longo da semana, João Pedro pouco aparecia.
Mas o panorama do jogo começou a mudar a partir dos 20 minutos. O Brasil recuou suas linhas, perdeu Gerson por lesão e viu a Colômbia começar a ganhar corpo. A metade final do primeiro tempo foi de maior volume de jogo dos visitantes, ainda que sem ameaçar claramente o gol de Alisson. Mas, quando teve uma oportunidade, igualou o marcador: aos 40, um Joelinton desatento perdeu a bola para Arias na entrada da área; a bola passou pelos pés de Lerma e de James Rodríguez, que rolou para chute cruzado do carrasco Luis Díaz empatar. Em 2023, foram de Díaz os dois gols da Colômbia na vitória sobre o Brasil por 2 a1, ainda pelo 1º turno das Eliminatórias.
O jogo voltou equilibrado no segundo tempo, com o Brasil tentando ter a iniciativa de jogo e a Colômbia procurando jogar no erro da Seleção. Rodrygo, Vini Jr e Raphinha seguiram ditando o ritmo do ataque, mas com mais dificuldades do que no primeiro tempo. Inoperante, João Pedro acabaria substituído por Matheus Cunha.
Aos 24, um lance que causou preocupação nos jogadores e na torcida: Alisson saiu para fazer uma defesa e se chocou de cabeça com Sánchez, que caiu desacordado. O jogo ficou oito minutos parado para atendimento do colombiano. Sánchez e Alisson foram substituídos.
Na mesma leva de mudanças, Dorival Júnior fez mais três alterações no Brasil. Wesley, André e Savinho entraram e o time ganhou novo gás diante da Colômbia. E foi na base da vontade, e apenas da vontade, que o time foi para cima. O gol, porém, teimava em não sair. Até que, aos 53, Vini Jr bateu de fora da área, mandou no canto esquerdo e fez o Mané Garrincha explodir de alegria.
O que vem pela frente
Com o resultado, o Brasil chega aos 21 pontos e vai para o 2º lugar na tabela das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo. Na próxima terça-feira (25), a Seleção encara a líder, Argentina, em Buenos Aires, podendo praticamente carimbar a vaga para o Mundial. A Colômbia, por sua vez, caiu para o 6º lugar, com 19 pontos. Na terça, recebe o Paraguai, em Barranquilla.
FONTE R7