Com o objetivo de fortalecer o atendimento em saúde mental na rede municipal, a Secretaria de Saúde de Sumaré promoveu nesta semana uma capacitação voltada à atualização dos fluxos de atendimento dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), do Centro de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (C-TEA) e do Ambulatório de Saúde Mental.
A formação foi dividida em duas turmas, realizadas na quarta (16) e quinta-feira (17), às 13h, na Sala de Conferência do Centro Administrativo de Nova Veneza, e contou com a presença de profissionais das Unidades de Saúde da Família (USF), além de equipes dos serviços de urgência e emergência do município.
Durante a capacitação, foram apresentados os fluxogramas atualizados dos serviços municipais de saúde mental, com foco em promover um atendimento mais humanizado, eficiente e integrado às necessidades da população.
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, participou da abertura do evento e destacou o papel estratégico da qualificação contínua. “A capacitação dos profissionais é essencial para garantir que os usuários da nossa rede sejam acolhidos com empatia, responsabilidade e, principalmente, com um cuidado integral. Estamos trabalhando para que todos os serviços estejam alinhados e preparados para oferecer o melhor suporte em saúde mental”, afirmou.
Rede de Saúde Mental
Sumaré conta com três unidades do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e o Ambulatório de Saúde Mental, que atuam de forma integrada para oferecer o melhor cuidado à população. São eles:
•CAPS Orquídea: Rua Pedro Zacarchenko, nº 350, Jardim Planalto do Sol
•CAPS Infanto-Juvenil: Rua Luís José Duarte, nº 785, Centro
•CAPS AD – Álcool e Drogas: Rua Antonieta Ravagnani Tanner, nº 190, Residencial Bordon II
•Ambulatório de Saúde Mental: Rua Leonor Miranda Biancalana, nº 108, Jardim Bela Vista
Os serviços funcionam em parceria com as Unidades de Saúde, por meio de encaminhamentos e matriciamentos.

Pastora baleada na cabeça sai da UTI: “O milagre está sendo gerado”
Carine Carvalho teve o quadro de saúde atualizado pela família que segue crendo no milagre. A apóstola Carine Carvalho, baleada na cabeça dentro de um carro em Salvador (BA), deixou a UTI na última terça-feira (15). Enquanto cristãos seguem em oração por sua recuperação, seu estado de saúde foi atualizado. Conforme