Três escolas da Rede Municipal de Ensino de Sumaré — Escolas Municipais Magdalena Maria Vedovato Callegari, Professora Eliana Minchin Vaughan e Jardim São Judas Tadeu — firmaram parceria com o SEBRAE Campinas e a Secretaria Municipal de Educação para a implantação do Projeto Educação Empreendedora.
Voltado aos alunos do Ensino Fundamental 1 e 2, o projeto tem como objetivo desenvolver competências empreendedoras desde os primeiros anos escolares, com foco em criatividade, protagonismo, autonomia, cidadania e responsabilidade social. A metodologia está totalmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é oferecida com materiais gratuitos, como e-books interativos, histórias em quadrinhos, jogos, vídeos e atividades práticas.
“A educação empreendedora é uma das formas mais eficazes de preparar nossos alunos para os desafios do século 21. Ela desenvolve habilidades que vão muito além da sala de aula e contribui para formar cidadãos mais críticos, criativos e preparados para o futuro”, afirmou o secretário de Educação, Danilo de Azevedo.
O SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua como parceiro estratégico da educação pública e privada, oferecendo metodologias e ferramentas que apoiam os educadores em sua missão de formar pessoas conscientes, críticas e capazes de construir suas próprias histórias. A missão da instituição é fortalecer o empreendedorismo como meio de desenvolvimento pessoal, social e econômico.
Metodologia e benefícios
O projeto também contempla o JEPP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, programa que busca incentivar o espírito coletivo e o autoconhecimento dos estudantes. Fundamentado nos quatro pilares da educação definidos pela UNESCO — aprender a conhecer, a ser, a conviver e a fazer — o JEPP oferece uma abordagem que promove o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas, tomada de decisões, percepção de oportunidades e inovação.
Entre os materiais utilizados, destacam-se:
• Histórias em quadrinhos com desafios criativos que estimulam atitudes empreendedoras;
•
• E-books interativos, com temas como ética, sustentabilidade, diversidade e autoconhecimento;
•
• Atividades práticas, que fortalecem a autoestima e preparam os alunos para construir seus projetos de vida;
•
• Jogos e dinâmicas de grupo, para reforçar a importância do trabalho em equipe e da colaboração.
Segundo a Secretaria de Educação, o papel do professor é fundamental nesse processo, atuando como mediador e incentivador do protagonismo estudantil, da capacidade de planejar, alcançar metas e enxergar novas possibilidades.
Educação que transforma
De acordo com a pasta, mais do que incentivar ideias de negócio, a Educação Empreendedora em Sumaré busca formar cidadãos ativos, confiantes e capazes de transformar a sociedade em que vivem. A proposta também promove a ruptura de antigos paradigmas educacionais e prioriza o desenvolvimento de atitudes como persistência, comprometimento, qualidade e eficiência.
Como levar o projeto para outras escolas?
Gestores escolares interessados em implementar o projeto Educação Empreendedora em suas unidades devem procurar a Secretaria Municipal de Educação de Sumaré, que faz a articulação direta com o SEBRAE Campinas para ampliar essa iniciativa transformadora