Agentes de endemias também realizaram dedetização contra escorpiões
Os trabalhos desenvolvidos pelo Controle de Arboviroses de Sumaré não param. No último sábado (29), agentes municipais de endemias realizaram nebulização contra a dengue em imóveis especiais e a dedetização contra escorpiões na Central de Imunobiológicos. A nebulização costal foi feita no prédio da Defesa Civil e na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Antonietta Cia Viel.
Os imóveis especiais são locais não residenciais que têm grande fluxo de pessoas e podem favorecer a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Já a dedetização contra escorpiões e outras pragas urbanas estão sendo realizadas pela UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses) em conjunto com o Controle de Arboviroses. Esse trabalho é realizado constantemente nas unidades de saúde e nos prédios públicos municipais.
Nesta segunda-feira (31), os agentes de endemias iniciaram os trabalhos de combate à dengue no Parque da Amizade, região de Nova Veneza. As equipes seguem até amanhã (1º) com nebulização costal, visitas casa a casa, orientações, e busca ativa de casos suspeitos e positivos de dengue. Ainda nesta segunda-feira (31), depois das 18h, o carro fumacê fará a pulverização do veneno nas ruas do bairro. Em caso de chuva, a aplicação será suspensa, pois impossibilita a aspersão do inseticida no ar.
Os trabalhos desenvolvidos nas regiões são muito importantes para interromper a transmissão da dengue. “Porém, é ainda mais importante cuidarmos do nosso quintal, eliminando os criadouros. Não adianta realizarmos esses serviços hoje se, na semana que vem, houver novamente larvas do mosquito se desenvolvendo, retomando todo o ciclo”, explicou o secretário municipal de Saúde Rafael Virginelli.
Até o momento, o município registrou 4.262 notificações, com 1.999 casos positivos de dengue e quatro óbitos em decorrência da doença.

Ações de combate ao mosquito
Para combater o mosquito do Aedes são necessárias algumas ações simples, como manter a caixa d’água sempre fechada e com tampa adequada, além de remover folhas, galhos e tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas.Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje também é fundamental.
É necessário lavar semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques e recipientes utilizados para armazenar água, bem como encher de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas. A dica é para que as pessoas troquem a água e lavem os vasos, principalmente por dentro (com escova, água e sabão), pelo menos uma vez por semana.
As garrafas precisam ser guardadas sempre de boca para baixo. Tão importante quanto descartar corretamente o lixo, principalmente os pneus inservíveis, é não jogar lixo em terrenos baldios.