Treinamento, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi realizado na última quarta-feira (27), no Centro Administrativo de Nova Veneza.
Encerrando as celebrações do Agosto Dourado, mês dedicado ao incentivo à amamentação, a Secretaria de Saúde de Sumaré, por meio do Departamento de Atenção Primária à Saúde (DAPS), promoveu uma capacitação especial sobre visita domiciliar no puerpério e amamentação. O treinamento, voltado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi realizado na última quarta-feira (27), no Centro Administrativo de Nova Veneza, e contou com a participação de 78 profissionais.
A atividade teve como objetivo fortalecer o trabalho dos ACS, oferecendo conhecimentos e ferramentas para o acompanhamento de mães e bebês durante o período pós-parto, especialmente no apoio à amamentação e nos cuidados com a saúde materno-infantil. A capacitação foi conduzida pela enfermeira Maralisi de Oliveira, que atua há 20 anos no município e possui vasta experiência na área.
Maralisi ressaltou que a amamentação é fundamental para garantir um início de vida saudável às crianças, além de trazer inúmeros benefícios à saúde da mulher. “O puerpério é um período de grandes mudanças e de vulnerabilidade, e nossas equipes têm o compromisso de oferecer apoio e acolhimento às mães”, destacou durante sua explanação sobre o tema.
O secretário municipal de Saúde, Rafael Virginelli, enfatizou a importância da iniciativa e o papel essencial dos agentes comunitários no cuidado direto com a população. “Quero agradecer de forma especial aos Agentes Comunitários de Saúde, que estão diariamente próximos da população, dentro das casas das famílias, identificando as necessidades, oferecendo orientações e sendo elo fundamental entre a comunidade e a rede de saúde. O trabalho dos ACS faz toda a diferença”, concluiu.
Agosto Dourado
Durante o mês de agosto, todos os setores da Secretaria de Saúde realizaram ações de incentivo e orientação sobre o aleitamento materno. As equipes de saúde promoveram rodas de conversa, palestras para todos os usuários, inclusive gestantes, além de decoração temática nas unidades e entrega de lembrancinhas com o tema.
Vale lembrar que, durante o pré-natal, as gestantes já recebem orientações e apoio sobre amamentação e cuidados no puerpério, em grupos ou atendimentos individuais.


