Prefeito sanciona projeto e Guarda passa a se chamar Polícia Municipal de Sumaré

Foto policia municipal

O prefeito de Sumaré, Henrique do Paraíso, sancionou nesta sexta-feira (07) projeto de lei que altera o nome de GCM (Guarda Civil Municipal) para PMS (Polícia Municipal de Sumaré). De autoria do prefeito, a medida foi aprovada por unanimidade na Câmara, também nesta sexta-feira.
Em frente ao Paço, Henrique do Paraíso recebeu integrantes da corporação para comunicar oficialmente a mudança. “A Guarda agora passa a se chamar Polícia Municipal. Nossos agentes já realizam esse tipo de serviço e estamos dando o devido reconhecimento”, explicou.
O projeto de Henrique esclarece que a Polícia Municipal de Sumaré manterá as mesmas atribuições, competências, direitos, deveres e estrutura organizacional atualmente estabelecidas para a Guarda Civil Municipal de Sumaré. Além disso, o prefeito explicou que a “mudança não é meramente simbólica, mas uma resposta estratégica às demandas contemporâneas por uma segurança pública mais eficaz e integrada”.
De acordo com o entendimento do STF (Superior Tribunal Federal), as guardas municipais não têm poder de investigar, mas podem fazer policiamento ostensivo e comunitário e agir diante de condutas lesivas a pessoas, bens e serviços, inclusive realizar prisões em flagrante, respeitadas as atribuições dos demais órgãos de segurança pública.
Ao julgar ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) 995, o STF firmou entendimento de que as guardas municipais integram o Sistema de Segurança Pública, conforme o parágrafo 8º do artigo 144 da Constituição Federal. A decisão majoritária afastou quaisquer interpretações judiciais que excluíram as corporações do referido sistema, consolidando o papel dessas instituições na segurança pública.
Para o comandante da agora Polícia Municipal de Sumaré, Jeverson Eclair, a alteração dará mais legitimidade aos policiais. “O que já fazemos de fato, agora, estamos sendo reconhecidos por direito. Vamos ter mais respaldo jurídico. Com certeza, a população será muito beneficiada”, afirmou.
Ainda no encontro, Henrique do Paraíso relatou que novo armamento foi comprado, e que também serão adquiridos mais equipamentos, como fardamentos novos.
O secretário de Segurança de Sumaré, general Roberto Sebastião Peternelli Junior, afirmou que a corporação tem feito um “excelente trabalho”. “Estamos proporcionado todas as condições para que entreguem serviços de excelência”, disse.

2097969241 suica

Em meio ao declínio da fé, evangélicos são os religiosos mais fervorosos na Suíça

Apesar de serem apenas 6% da população, os evangélicos são os que mais frequentam a igreja e leem livros religiosos. Uma pesquisa recente revelou que os evangélicos na Suíça estão contrariando o declínio nacional da fé, congregando semanalmente em igrejas e vivendo a crença cristã com fervor. O relatório “Religiosidade e Espiritualidade na Suíça

Leia + »

Contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.
Informações de Contato