Ao acessar o aplicativo, o saldo aparece como ‘inexistente’ ou há uma ‘falha na consulta’; Caixa ainda não se pronunciou
Usuários que tentaram consultar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) relataram que o sistema indicava saldo “inexistente” ou apresentava a mensagem de “falha na consulta”. Por volta das 14h30 desta segunda-feira (26), o sistema voltou a informar o saldo disponível na conta do usuário.
Nas redes sociais, os relatos são diversos. “Estava preocupada com meu FGTS aparecendo como inexistente, mas aconteceu aparentemente com o de todo mundo”, afirmou uma usuária.
O R7 entrou em contato com a Caixa Econômica Federal e aguarda resposta. O espaço permanece aberto.
O Downdetector, site que monitora queixas de instabilidade em sistemas, registrou um aumento nas reclamações envolvendo a Caixa Econômica Federal — responsável pelo FGTS — a partir das 8h desta segunda-feira (26).
Dessas reclamações, 15% são relacionadas ao saldo da conta, e outros 35% dizem respeito a problemas de login no aplicativo.
FGTS
No caso do trabalhador com carteira assinada, regido pela CLT (Consolidação das Leis de Trabalho), o FGTS serve como uma reserva financeira no caso de demissão sem justa causa e outras situações, tais como:
- Na aposentadoria;
- No término do contrato por prazo determinado;
- No falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho;
- No falecimento do trabalhador;
No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na CAIXA, em nome dos empregados.
Fonte R7