Capacitação foi dividida em três turmas de médicos e enfermeiros que atuam diretamente no atendimento às crianças
Mais de 100 profissionais da rede municipal de Saúde receberam atualização em puericultura. A capacitação organizada pelo DAPS (Departamento de Atenção Primária à Saúde) e ministrada pela médica pediatra e apoiadora da Saúde da Criança, Ana Júlia Ventura, foi encerrada na tarde da última terça-feira (23) no Centro Administrativo de Nova Veneza.
Como parte do Projeto 1000 Dias de Ouro — período do início da gestação até os dois anos de idade da criança — a capacitação foi dividida em três turmas de médicos e enfermeiros que atuam diretamente no atendimento às crianças do município. O objetivo dos encontros foi atualizar as práticas de puericultura na rede SUS (Sistema Único de Saúde), padronizar o acompanhamento e as consultas, além de reforçar a importância do cuidado integral à criança e à família.
Durante a capacitação, a pediatra Ana Júlia apresentou aos profissionais o Caderno de Orientações – 1000 Dias de Ouro. O material, de sua autoria, foi entregue a cada unidade de serviço.
“Ao fortalecer a puericultura na atenção primária, buscamos oferecer acompanhamento de qualidade, apoio às famílias e preparo técnico aos profissionais. Este caderno foi elaborado para orientar essa prática de forma clara e objetiva, assegurando que cada criança viva plenamente esse período”, destacou.
Cuidar dos “1000 Dias de Ouro” é uma missão que exige ciência, sensibilidade e compromisso. Cada consulta representa uma oportunidade única de proteger, orientar e transformar o futuro da criança e de sua família.
“Esperamos que médicos e enfermeiros atuem com responsabilidade e empatia, sabendo que, ao cuidar bem do presente, estão garantindo um amanhã mais saudável para todos. Sempre digo que o básico bem feito funciona”, acrescentou Ana Júlia.
O secretário de Saúde, Rafael Virginelli, também destacou a importância da iniciativa. “Cuidar da saúde das crianças nesse período é fundamental para garantir um desenvolvimento saudável. Nosso município assumiu o compromisso de dar prioridade a essa etapa, e agradecemos a toda a equipe envolvida nesse trabalho essencial para o futuro da população.”
Projeto 1000 Dias de Ouro
Os primeiros 1.000 dias, que vão do início da gestação até os dois anos de idade da criança, são considerados fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e social. É nesse período que se constroem as bases para uma vida plena e saudável.
O acompanhamento contínuo realizado pela Atenção Primária é essencial para garantir o crescimento adequado e prevenir agravos que possam comprometer o futuro da criança. Entre os principais cuidados estão:
- Promoção do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses;
- Cumprimento do calendário vacinal;
- Monitoramento do crescimento e desenvolvimento;
- Orientação contínua aos cuidadores;
- Identificação precoce de sinais de risco ou atraso no desenvolvimento.
O projeto também busca integrar e fortalecer as políticas públicas voltadas à primeira infância, atualizar e qualificar o atendimento à saúde da criança na Atenção Primária, aprimorar o pré-natal conforme as diretrizes da Rede Cegonha e da Rede Alyne, adequar os serviços ao novo modelo de financiamento da Atenção Primária e monitorar de forma sistemática o pré-natal, o puerpério e a puericultura.


