A ação faz parte do Programa Saúde nas Escolas e seguirá até 31 de maio
Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos, a Secretaria de Saúde de Sumaré iniciou, nesta sexta-feira (25), a Estratégia de Vacinação nas Escolas. Durante todo o dia, as equipes de Saúde do CSII (Centro de Saúde) analisaram a situação vacinal dos estudantes da Escola Municipal Mundo Alegre da Criança. Essa ação faz parte do PSE (Programa Saúde nas Escolas) e seguirá até 31 de maio em conjunto com as escolas públicas vinculadas ao programa.
Além do CSII, as unidades de saúde do Trevo, Ypiranga e Maria Antônia iniciaram a estratégia de vacinação nas escolas: Mundo do Saber, Maria Cheila Alves e Maria de Lourdes Martins. Neste primeiro momento os profissionais analisaram as carteirinhas de vacinação dos estudantes, a aplicação do imunizante será agendada posteriormente a autorização dos pais ou responsáveis.
Durante o período, será verificada a situação das vacinas dos alunos, dos ensinos infantil, fundamental e médio, conforme o Calendário Nacional de Vacinação, como febre amarela, tríplice viral, DTP, meningocócica, ACWY, HPV e dengue.
A presença da escola como espaço de cuidado e promoção da saúde reforça o vínculo entre educação e saúde pública. “Manter as coberturas vacinais altas é prioridade. Por isso, contamos com o apoio das famílias e das escolas para que os estudantes estejam protegidos contra doenças imunopreveníveis”, orientou o secretário de Saúde, Rafael Virginelli.
Para que a vacinação seja realizada no ambiente escolar, é necessário que pais e responsáveis assinem o Termo de Assentimento. No dia da ação, os estudantes devem apresentar documento de identificação e caderneta de vacinação.
Na semana passada apoiadores da Atenção Primária realizaram uma capacitação com os profissionais das unidades de saúde, para alinhar a ação nas escolas públicas pertencentes a cada território.