Sumaré recebe visita da ARES-PCJ para adequação às normativas sobre resíduos sólidos e urbanos

Sumaré recebe visita da ares pcj

Parceria visa alinhar ações na gestão de resíduos e atender às exigências legais

Sumaré recebeu na terça-feira (11) a visita da ARES-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) para discutir e orientar sobre a adequação às normativas estabelecidas pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), no que se refere à gestão de resíduos sólidos e urbanos. 

Estiveram presentes na reunião o secretário de Sustentabilidade de Sumaré, Guilherme Dall’Orto, acompanhado da engenheira ambiental Pamela Fernandes; o Secretário de Serviços Públicos, Juninho Batista; o presidente do Consimares (Consórcio Intermunicipal de Manejo de Resíduos Sólidos), Valdecir Aparecido; e os analistas da ARES-PCJ, Fabrício Lopes e Luiz Ventura.

O encontro teve como objetivo alinhar as ações do município para atender às exigências federais quanto ao manejo adequado dos resíduos sólidos, garantindo mais eficiência e sustentabilidade na gestão desses materiais. 

“A parceria com a ARES-PCJ e o Consimares é essencial para que Sumaré possa evoluir na gestão de resíduos, respeitando as diretrizes ambientais e oferecendo um serviço de qualidade para a população”, destacou o Secretário de Sustentabilidade, Guilherme Dall’Orto.

O secretário de Serviços Públicos, Juninho Batista, também ressaltou a importância da adequação. “O trabalho conjunto entre as secretarias e os órgãos reguladores é fundamental para aprimorar a coleta e destinação dos resíduos, beneficiando diretamente a cidade e seus moradores”.

A ARES-PCJ é responsável por regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento nos municípios associados. A visita da agência é reflexo do compromisso de Sumaré com a melhoria da gestão ambiental e do saneamento básico, promovendo a sustentabilidade e o bem-estar da população.

Whatsapp image 2025 12 08 at 14.30.40

Sumaré tem a 2ª menor taxa de desemprego da RMC

A cidade de Sumaré alcançou uma marca inédita em seu desempenho econômico: passou a ocupar a 2ª menor taxa de desemprego da Região Metropolitana de Campinas (RMC), registrando 2,039%, o equivalente a 4.505 trabalhadores desocupados. O resultado, divulgado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego, Geração de Renda e Desenvolvimento Econômico,

Leia + »
2821691209 indigenas

Missão emociona ao batizar indígena deficiente no TO: ‘Vimos o poder de Deus’

Jovens da Missão Calebe pregaram o Evangelho e realizaram ações sociais em aldeias do povo Xerente, levando muitos a Jesus. Uma ação missionária realizada por jovens em aldeias indígenas Xerente, no Tocantins, resultou em batismo de novos convertidos. Através da Missão Calebe, os jovens da Igreja Adventista do estado percorreram aldeias, evangelizando e

Leia + »

Contato

Preencha o formulário abaixo e entraremos em contato em breve.
Informações de Contato